No final da década de 1920, o Grande Mestre Helio Gracie, percebendo que era muito fraco para usar as técnicas tradicionais do jiu-jítsu japonês, começou a desenvolver o Gracie Jiu-Jitsu, ou Jiu-Jítsu Brasileiro. Nos últimos 80 anos, o Gracie Jiu-Jitsu provou ser o sistema mais confiável para uma pessoa menor derrotar um adversário maior e mais atlético. As técnicas do Gracie Jiu-Jitsu estão baseadas na escolha do momento certo para agir e no emprego eficaz do princípio da alavanca, de modo que praticamente qualquer um pode executá-las, homem ou mulher, independentemente da idade ou habilidade atlética.
O treino de Jiu Jitsu, visa dar ao aluno todo fundamento necessário para defesa pessoal e para a prática de jiu jitsu esportivo. As aulas são divididas em módulos que conduzem o aprendizado de maneira estruturada, equilibrada e segura.
São 160 técnicas Fundamentais divididas em 20 aulas, separados de acordo com o fundamento mais importante, visando entender a essência e não apenas memorizar movimentos.
Ao longo da jornada até a faixa preta, notamos que entender o porquê da técnica é o que garante a constante adaptação e evolução. A diferença do iniciante para o experiente está na qualidade de execução dos movimentos mais básicos e Fundamentais.
O treino é focado em defesa pessoal e foi totalmente inspirado nos ensinamentos do GM Helio Gracie.
Confira abaixo os fundamentos treinados:
- Barrigada (upa, levantada quadril)
- Controle da distância em pé
- Fuga de quadril
- Controle da distância chão
- Quedas perna por trás
- Passagens guarda
- Controles da montada
- Raspagens guarda
- Chaves de ombro em pé
- Chaves joelho / pé
- Estrangulamentos montada/100kg
- Defesa de facas
- Chaves de ombro no chão
- Chave de cotovelo em pé
- Torção do pulso/dedos
- Chaves de cotovelo no chão
- Defesa arma de fogo pistola/revólver
- Defesas contra bastão/chave cervical
- Queda de quadril
- Golpes traumáticos