Benefícios do Suco Verde

Publicado em 17/08/2016 às 11h54

Aos queridos guerreiros e guerreiras 7 Esferas,

Devemos manter hábitos de vida saudáveis para ter uma vida equilibrada. Falarei hoje sobre um hábito fácil, gostoso e cheio de benefícios para se incluir no dia-a-dia. É o suco verde.

Receita do Suco Verde 7 Esferas

(rende 2 copos)

 

Suco verde para desintoxicar

Ingredientes:

-1 folha de couve grande ou duas folhas pequenas;

-Suco de 2 laranjas;

-1 Maçã;

-1/2 Cenoura;

-1/2 copo de água;

-1 colher de sobremesa de gengibre.

 

Preparo:

Bater tudo no liquidificador e tomar!

SEM COAR

Benefícios do suco

A couve é rica em vitamina C, cálcio, potássio, fibras e outros minerais e vitaminas. A vitamina C tem função antioxidante, que protege as células do organismo contra os radicais livres. Estes, em grande quantidade no organismo, estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas.

O Cálcio é encontrado em maior abundância em alimentos derivados do leite, porém, para aqueles que não consomem leite e derivados, as hortaliças como a couve, são muito bem vindas. O Cálcio compõe os ossos, dentes e é necessário para que ocorra a contração muscular, sem esse componente, a musculatura não contrai e fica em estado de relaxamento.

O potássio é um mineral indispensável nas funções do organismo. Regula a contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia e síntese de ácidos nucleicos e proteínas. Para os praticantes de atividade física, exerce papel ainda mais essencial porque regula a contração muscular, evitando câimbras e lesões.

As fibras vão atuar no transito intestinal, aumentando o bolo fecal e facilitando a “ida ao banheiro”. Além disso, as fibras alimentares auxiliam na redução do colesterol total, redução da glicemia, prevenção de câncer intestinal, proporciona sensação de saciedade e controle de peso.

Ainda, podemos levar em consideração a clorofila, componente abundante nas hortaliças. São várias as afirmações veiculadas pelos meios de comunicação a respeito dos inúmeros benefícios da clorofila para a saúde humana. É enfatizada a prevenção de doenças do coração, tumores, hipertensão, diabetes, diminuição da queda de cabelo, proteção hepática, entre outros, porém, ainda não há estudos suficientes que comprovem esses resultados.

A Laranja é rica em vitamina C e no suco vai proporcionar sabor mais agradável, possui frutose que tem sabor doce e é um carboidrato que vai fornecer energia.

A maçã também vai contribuir com carboidratos e a palatabilidade do suco. Em sua composição tem vitamina C, fibras e outras vitaminas e minerais.

A Cenoura é rica em Betacaroteno, que assim como a vitamina C, é um antioxidante. O betacaroteno vai proteger moléculas de lipídios,proteínas e DNA contra a oxidação e formação de radicais livres, enquanto a vitamina C protege as moléculas em meio aquoso, equilibrando e complementando a ação antioxidante. Além disso, o betacaroteno é precursor da vitamina A no organismo, que é essencial para saúde da pele e olhos.

O gengibre também tem ação antioxidante, anti-inflamatória, é rico em vários minerais e vitaminas (porém, a quantidade ingerida é pequena), e ainda é termogênico, ativando o metabolismo e auxiliando na diminuição de gordura corporal.

A água tem papel fundamental na receita, visto a quantidade de fibras presentes. Sem água, o efeito das fibras para acelerar o trânsito intestinal é contrário. No intestino grosso é a porção do sistema gastrointestinal que mais absorvemos água, se houver pouca água disponível no organismo, as fezes vão ressecar e causar a constipação.

Pensando na teoria dos 5 elementos, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, esse suco é bastante equilibrado pois contém todos os elementos, Fogo (laranja, pela característica Yang da fruta), Terra (maçã – pode ser considerada fogo também, pela cor e formato; cenoura), Metal (gengibre), água e Madeira (couve- pela cor e característica de sabor – doce/amargo/ácido)

Essa receita pode ser feita no café da manhã para iniciar o dia com uma carga boa de vitaminas e minerais ou em lanches da manhã ou tarde.

 

Muito agradecida,

Sifu Karina Miyazato

voltar para Blog

left show tsN fwR uppercase|left tsN fwR|left show fwR|bnull||image-wrap|news tsN tsY b01 fwB bsd|fsN b01 fwB bsd uppercase c10|normalcase b01 fwB bsd|news login normalcase fwR b01 bsd|tsN b01 fwB bsd uppercase c10|b01 normalcase fwB bsd|content-inner bsd b04 c05|left tsN fwR|news fl login normalcase fwR b01 bsd